Os benefícios da água termal para a pele.

Os benefícios da água termal para uma pele saudável e bonita

By in , ,
No comments

Se você entrar em uma farmácia na França, vai imediatamente se deparar com uma exibição gigante de latas de spray de água termal. Toda uma série de marcas francesas como Avène, La Roche-Posay, Uriage e Vichy vendem sprays de água termal. Mas afinal, o que é, o que tem nela, o que ela faz e por que ela é tão diferente da água normal?

Se você sempre se se perguntou sobre os benefícios da água termal, você chegou no lugar certo. Continue lendo para mais informações.

O que é e para que servem as águas termais para a pele?

O que é a água termal?

A água termal, como seu nome indica, é uma água proveniente de fontes termais. A água destas fontes termais vem do fundo do solo, onde é aquecida pela atividade geotérmica (o calor natural da Terra que também faz com que a lava seja derretida).

O que tem na água termal?

É principalmente água, é claro, mas não é “apenas água em uma lata”! À medida que a água termal sobe para alcançar a nascente, ela passa através de rochas e componentes do solo que se dissolvem para adicionar minerais à água. O teor mineral de uma determinada água termal depende de onde ela vem.

Quais são os benefícios da água termal para a pele?

Há uma série de estudos mostram que as águas termais têm efeitos benéficos. Infelizmente, quase todos eles são realizados pelas próprias empresas, e, naturalmente, eles mostram que seu produto é melhor do que os outros e portanto, provavelmente, esses estudos não devem ser tão fieis. Mas, as duas águas termais mais estudadas são Avène e La Roche-Posay. Embora isso não signifique necessariamente que seus produtos são melhores, isso significa, apenas, que seus efeitos são mais fundamentados, por enquanto.

Muitos dos estudos também são in vitro, o que significa que eles colocaram células ou tecidos em água termal e observaram os efeitos. Estes estudos são bons para ver como um produto funciona e se ele funciona – porém, eles não são tão bons em dizer se ele funciona diretamente nos humanos. Os seres humanos são muito mais complexos do que um punhado de células em uma placa de Petri.

Com estas advertências em mente, veja  o que os estudos dizem que a água termal pode fazer:

Os benefícios da água termal para a pele.

Protege de danos UV

Foi verificado que as águas termais de La Roche-Posay, Uriage e Avène protegem as células dos danos causados ​​por UV in vitro. Além disso, os ratinhos tratados com um creme contendo La Roche-Posay desenvolveram tumores mais lentamente do que os grupos de controle, após exposição a UVB. Um creme de água termal de La Roche-Posay também reduziu a formação de células de queimadura solar em voluntários humanos.

Especulou-se que o selênio, o zinco e/ou o cobre são os elementos responsáveis ​​para este efeito, desde que são importantes para o funcionamento das enzimas antioxidantes naturais da pele, que absorvem os radicais livres prejudiciais produzidos pela luz UV.

Diminuição da inflamação

A água termal é comumente usada para um monte de condições relacionadas com a inflamação, incluindo dermatite atópica (eczema), psoríase e ictiose.

In vitro, a água de Uriage, La Roche-Posay e Avène diminuiu a produção de substâncias químicas causadoras de inflamação pelas células da pele. Um estudo com voluntários humanos descobriu que um gel de água termal La Roche-Posay diminuiu a irritação causada pelo laurilsulfato de sódio.

Um outro ensaio clínico descobriu que Avène reduz a gravidade da dermatite atópica (eczema) quando adicionado a um creme e também diminuiu a quantidade de bactérias causadoras de inflamação na pele. E a La Roche-Posay também conseguiu ajudar 50% de um grupo de ensaios clínicos que sofrem de psoríase, embora esse estudo envolveu beber a água, bem como aplicá-lo sobre a pele.

PS: se quiser dar preferência a produtos nacionais, confira o ecommerce da Natura.